sábado, janeiro 05, 2008

A responsabilidade é de todos

Sei bem que opinar de muito pouco vale, é apenas mais uma de muitas que aliás nem é considerada muito válida porque é simples, sei bem que nem vale a pena concentrar-me muito nela para não me aborrecer e fazer aquilo que individualmente me compete: acreditar… Mas [tinha mesmo que vir este ‘mas’] vou atrever-me a dizer que acho que os portugueses tendem a caminhar a passos largos para um caminho turbulento e cheio de perigos e [agora vem o emocionante da minha opinião] a culpa não é do governo, não é dos políticos, não é dos patrões, não é dos outros mas sim SUA e de mais ninguém. Este marasmo a que as pessoas se jogaram sem vontade de nada é a mesmíssima atitude que os está a manter lá, decaindo a velocidade estonteante.

Hoje via um documentário do Sociólogo António Barreto onde um dos empresários com sucesso respondia, e com muita razão, 'O trabalho tem que ser nosso!' Não é o governo, não é isto nem aquilo... Aperceber-se-ão os portugueses que o mundo não tem que mudar para que eles consigam ser ricos? Esta cultura de espera pelo Euromilhões começa a deixar-me um pouco entristecida. Nesta rica espera vivemos atribuindo culpas, normalmente ao que nos é exterior. E, se é bem verdade que o Governo deveria apoiar determinados projectos com outro ênfase diferente do actual, também é certo que não é por não faze-lo que devemos demitir-nos das nossas funções de povo, de sociedade, de pessoas que constroem aquilo que é nosso. O nosso país não é dos outros que têm que mudar, é também nosso! E sendo também nosso há que pensar que somos nós mesmos, os Outros dos vizinhos que pensam o mesmo que nós!

1 comentário:

RCataluna disse...

Subscrevo em toda a linha!!!

Boa semana!!